Desde que o Google assumiu uma postura muito mais inovadora sobre os benefícios praticados com seus funcionários, as empresas tenderam a acreditar que os benefícios de fato fazem diferença para a motivação dos colaboradores. Cabe a cada empresa decidir se isso é válido e quais benefícios serão aplicados.
Uma vez com os benefícios entre os funcionários definidos é necessário encontrar um padrão para ganharmos tempo na parametrização do Treasy. Para empresas que têm este padrão definido fica muito tranquilo atingirmos em um curto espaço de tempo o completo entendimento dos cadastros desses benefícios.
Para começar, uma vez na tela de Gastos com Pessoal, deve-se selecionar a opção “Mais opções” e, dentro dessa opção, clicar em “ Definir valores padrões”, conforme as imagens abaixo:
Quando você clicar, uma tela se abrirá para que o cadastro dos Salários, Encargos, Benefícios e Adicionais seja feito. Ao abrirmos a conta Benefícios, vemos que vários padrões já estão criados, entretanto, nenhum deles tem valores atribuídos. Os benefícios padrões que o Treasy traz são os seguintes:
Para adicionar algum benefício que não esteja nessa lista, deve-se proceder como fazemos nas estruturas fora dessa janela:
1) Clicar no item "Benefícios" para que o próximo item seja criado dentro dessa seção.
2) Clicar no ícone de incluir (+) para que seja criado um novo item em "Benefícios"
Veja o exemplo a seguir:
Nessa nova tela de Gastos com Pessoal será cadastrado o novo benefício. Cadastra-se a descrição (nome) desse benefício, "código" referente ao código do mesmo (para facilitar na importação dos dados) e também o "Tipo de Campo". Esse último refere-se a maneira como cada benefício deve ser calculado.
Se o benefício for apenas um valor que não varie de acordo com outra estrutura de salário então o tipo de campo deveria ser "Valor Informado", onde você deverá informar o valor pago de benefício para aquele funcionário. O Valor Total do Benefício variará de acordo com o Headcount.
Caso o benefício seja o resultado de um percentual aplicado sobre uma base de cálculo, como por exemplo o salário, a opção escolhida deve ser a de “Percentual”. Quando selecionada, leva para uma extensão da tela onde é escolhida a base de cálculo para o benefício.
A principal dica para cadastrar novos benefícios padrão é de fazer isso antes de atribuir valor para os salários base dos funcionários cadastrados. Uma vez que os valores de salário tenham sido atribuídos para funcionários esses novos benefícios padrão não serão automatizados para esses funcionários. A opção será cadastrar manualmente esses próximos benefícios ou então a função de Aplicar valores em lote. O Treasy foi programado assim por entender que se um benefício foi cadastrado depois dos salários quer dizer que ele não deveria valer para antes daquele mês que ele foi cadastrado.
Após preencher os salários base dos funcionários, você pode verificar também os valores que estão sendo atribuídos para cada benefício. Clicando em “Salários” na tela de “Gastos com Pessoal” você verá a lista de benefícios cadastrados, conforme a imagem abaixo:
Ao clicar em algum desses benefícios o Treasy carregará na planilha o valor unitário atribuído como padrão para aquele benefício. Também é possível, caso seja necessário, atribuir valores nos benefícios pela planilha como se fosse uma outra estrutura normal.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.