Por padrão o Treasy define os valores dos encargos, mas estes podem ser alterados a qualquer momento acessando "mais opções" e "definir valores padrões". Esses valores são aplicados a toda à base dentro do cenário desejado.
Lembrando que uma vez o valor total dos encargos calculados, este não pode ser mudado, a aplicação ocorrerá apenas para meses que ainda não tenham valores lançados.
Os encargos podem ser calculados incidindo sobre alguns valores, como hora extra, comissão entre outros. Como estes são valores variáveis, podem ocorrer divergências de um mês para o outro. Nesse caso verifique para cada encargo sobre quais gastos ele está sendo calculado.
No exemplo a seguir, vamos analisar o valor de Provisão 13º salário. Observe que este tem como base de cálculo o salário e hora extras.
Vamos analisar o caso do Lucas, que pertence ao centro de resultado Produtivo, na unidade de negócio Matriz.
Seu salário base não teve mudanças durante o ano, conforme podemos observar.
Vamos a provisão 13º salário:
Observe que o percentual de provisão 13º salário é igual para todos os meses, tanto no planejado quanto no realizado. Se acessarmos a tela de valores padrões eles estarão da mesma forma, pois neste caso não foi alterado o padrão criado pelo Treasy.
Voltando a tela de Provisão 13º salário, ao acessar a aba de total, temos uma diferença de valores nos meses de março, abril e maio.
Como vimos anteriormente, a provisão é calculada sobre o salário e horas extras. Como o salário foi o mesmo durante o ano todo, vamos verificar se houve hora extra nesse período:
E aqui está a diferença em relação aos outros meses!
O mesmo pode ocorrer para outros encargos, pois normalmente utiliza-se como base de cálculo não apenas o salário, mas também outros gastos com pessoal.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.