1. Crie um aplicativo
Antes de tudo, você precisa acessar o Kamino e criar um aplicativo dentro do sistema. Pense nesse "aplicativo" como um nome que identifica a integração que você está fazendo — pode ser o nome da sua empresa ou o sistema que vai se conectar (por exemplo: “Minha Loja Virtual” ou "integração Treasy").
Como fazer:
- Vá até o menu de Configurações no sistema.
- Depois clique em Sistema > Aplicativo.
- Clique em "Criar novo" e preencha o nome (por exemplo: "e-Commerce").
📌 Importante: para conseguir acessar essa parte, seu usuário precisa ter permissão chamada Sistema/Parametrizador. Se não tiver, fale com o responsável pelo sistema da sua empresa.

2. Gere as chaves da API
Agora que o aplicativo está criado, é hora de gerar as chaves, que são como senhas que permitem outros sistemas se conectarem com o seu.
Essas chaves ficam vinculadas a um usuário do sistema. O ideal é usar um usuário criado só para isso, mas você também pode usar seu próprio.
Como fazer:
- Vá novamente em Configurações.
- Acesse a parte de Usuários.
- Ao lado do usuário desejado, clique no botão chamado “Chaves da API”.
- Escolha o aplicativo que você criou no passo anterior.
- Clique em “Gerar Chave”.
- As chaves vão aparecer logo abaixo. Você pode usar o ícone de copiar para salvar as informações.

🔗 Link da API: acima da tabela das chaves, vai aparecer um link com o endereço da API (algo como https://suaempresa.kamino.tech). Você vai precisar dele!
Para mais detalhes, veja esse guia do Kamino https://kamino.readme.io/docs/getting-started
Agora é só inserir as chaves no Treasy e salvar:
Permissões Necessárias para a Integração
Abaixo listamos as permissões necessárias no Kamino para que cada funcionalidade da integração funcione corretamente. O usuário da API (a aplicação) precisa ter essas permissões no Kamino para que a integração tenha sucesso.
🔹 Dados Básicos (Classificações, Contas, Centros de Custo, etc.)
Estas operações são usadas para buscar listas de bases de dados (como seu plano de contas e centros de custo) no Kamino e trazê-las para o Treasy.
- Permissão Necessária: Nenhuma permissão extra é exigida. Apenas é necessário que a Chave de Integração seja válida e que o usuário esteja autenticado na plataforma.
🔹 Pessoas (Fornecedores, Clientes, etc.)
Esta operação é usada para buscar e vincular as pessoas (clientes e fornecedores) dos seus lançamentos.
-
Permissão Necessária: O usuário da API precisa ter a permissão
Pessoas / Operador.
🔹 Movimentações Financeiras (Dados dos Lançamentos)
Esta operação é usada para buscar os lançamentos financeiros com seus rateios do Kamino e importá-los para o Treasy.
-
Permissão Necessária: O usuário da API precisa ter a permissão
Gestão de Contas Correntes / Operador.
Abaixo exemplo de permissões para funcionar normalmente a integração:
O que fazer se a integração parar de funcionar?
- Verifique a validade da chave: As chaves de integração do Kamino têm validade. Se a integração parar de repente, é provável que a chave tenha expirado.
- Gere uma nova chave: Siga os mesmos passos iniciais para gerar uma nova chave de integração.
- Atualize no Treasy: Acesse a configuração da integração do Kamino dentro do Treasy e cole a nova chave gerada.
- Confirme as permissões: Verifique se as permissões do usuário da API no Kamino ainda estão de acordo com a lista acima.
Caso ainda enfrente problemas, entre em contato com nosso suporte!
Esperamos ter ajudado!
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